sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Estar atento

Bom dia, amigos!

Aqui na minha região cai uma chuva bem forte desde cedo. A chuva é sempre bem vinda e o frio nos convida ao recolhimento. Ótimo para trabalharmos com as mãos! Que tal experimentar o tutorial do dragão e já ir preparando a época de Micael para sua sala ou para seu cantinho em casa?

Hoje quero compartilhar com vocês alguns aspectos bem importantes dos brinquedos: o material, a forma e as cores mais apropriadas.

O melhor material para confecção de brinquedos é aquele encontrado na natureza: madeira, cabaças, toquinhos, galhos, pedrinhas etc. Mas no nosso caso precisamos de um material que possa ser moldado e costurado para trazer forma. Uma ótima opção é o feltro, pois o feltro também vem da natureza, é a lã do carneirinho bem prensada. Se conseguir achar um feltro 100% lã é o ideal, hoje em dia os feltros estão muito misturados com fios sintéticos...uma pena. 

A forma é outro aspecto muito importante. Se consideramos que o brinquedo é um recurso de aprendizado para a criança, que ele traz informações, precisamos atentar para a forma do mesmo. No caso dos animais temos visto muitas caricaturas humanas, ou seja, o corpo na forma humana e o rosto na forma do animal. Tantos porquinhos, coelhinhos, ursinhos que seguem esse padrão... os animais de brinquedo precisam trazer a informação correta, eles não têm forma humana!!!! Cada animal tem seu gesto, sua forma que lhe é característica, precisamos nos aproximar o máximo possível dessa forma!

E, finalmente, as cores! Também devemos nos aproximar da realidade, apesar de estarmos trabalhando com a fantasia. O dragão é bem distante da realidade para nós, adultos, mas ele habita no imaginário da criança de forma muito tranquila. Portanto, para chegarmos a cores coerentes para esse animal devemos pensar onde ele mora, qual sua índole, seus hábitos. Não dá pra fazer um dragão cor de rosa!!! Escamas, fogo, cinzas, escuridão, maldade, luta, destruição. Essas são as características que pertencem a esse animal. Portanto as cores devem acompanhar esse espírito.

Bom trabalho!



Nenhum comentário:

Postar um comentário